Programa Antídoto Portugal » Notícias » Veneno na Imprensa
08 de dezembro de 2019
 
 Veneno na Imprensa
14/02/2005
Cães envenenados durante montaria em Faiões (Chaves)
 

Cães envenenados durante montaria em Faiões (Chaves)
Jornal Hoje, 14 de Fevereiro de 2005
por Luis C. Ribeiro

Seis cães morreram envenenados em Faiões, no concelho de Chaves, quando participavam numa montaria ao javali, realizada no passado dia 8 de Janeiro.

 

 

Luís Oliveira, responsável pela batida, disse que “logo que demos inicio à caçada os cães começaram a cair mortos, dois num silvado, outros dois aos pés dos donos e ainda outros dois desaparecidos, que devem estar estendidos no local o­nde beberam ou comeram algo envenenado com estricnina e que nem os conseguimos encontrar”, explicou.

A Brigada Verde da GNR de Chaves esteve no local, mas limitou-se a explicar aos caçadores que para serem feitos exames aos animais mortos era preciso pagarem 400 euros, “o que achamos uma enormidade, assim como nos comunicaram de que fazer queixa contra terceiro seria um processo para arquivar a médio prazo, dada a dificuldade de provas.

Um dado é certo, os cães foram envenenados nos montes, e este veneno é letal. Pode matar pessoas que andem aos cogumelos ou a árvores silvestres”, disse o responsável.

Ver notícia

 







* Colabore com o Programa Antídoto - Portugal, reunindo e enviando-nos todas as notícias e referências ao uso ilegal de venenos para: antidotoportugal@gmail.com

webmaster@antidoto-portugal.org

Copyright © 2005 Programa Antídoto-Portugal