Programa Antídoto Portugal » Notícias » Veneno na Imprensa
08 de dezembro de 2019
 
 Veneno na Imprensa
05/02/2004
Cães de caça envenenados em Alpedrinha

Cinco cães de caça apareceram mortos numa quinta no lugar de Nogueirões, freguesia de Alpedrinha, concelho do Fundão, no dia 24 de Janeiro, supostamente devido a envenenamento e três outros, embora prontamente assistidos encontram-se bastante afectados.

Segundo Luís Filipe Pinto Xavier, dono dos animais, os canídeos encontravam-se na quinta, próximo da casa de residência e "alguém por maldade ou inveja", aproveitando a ausência dos proprietários terá "ministrado veneno possivelmente em restos de comida e lançado mesmo junto à habitação".

Dos cinco animais mortos, quatro, todos da mesma ninhada e com seis meses de existência, apareceram espalhados pela quinta com evidentes sinais de envenenamento, tendo um mais corpulento desaparecido.

"Eram animais de caça de grande qualidade e de valor de estimação incalculável, que eu nunca venderia fosse por que dinheiro fosse, mas não só eu, toda a minha família tinha grande estima pelos animais, e o caso causou-nos grande problemas morais", desabafa Luís Xavier, que participou o caso à GNR contra desconhecidos e aguarda ainda poder vir a conseguir apurar quem foi o autor da morte dos seus cães.

"O salvamento dos três cães que me restam deve-se a ter-lhes sido ministrado anti-veneno de imediato, mas mesmo assim não tenho a certeza de que possam salvar-se pois depois de tratados começaram a vomitar com exalação a veneno e encontram-se muito debilitados e constantemente à procura de água", diz o dono dos animais.

In "Jornal do Fundão"

Ver notícia







* Colabore com o Programa Antídoto - Portugal, reunindo e enviando-nos todas as notícias e referências ao uso ilegal de venenos para: antidotoportugal@gmail.com

webmaster@antidoto-portugal.org

Copyright © 2005 Programa Antídoto-Portugal