Programa Antídoto Portugal » Programa Antídoto
14 de Dezembro de 2017
 
 Programa Antídoto

O Programa Antídoto é uma iniciativa que pretende fazer frente ao uso ilegal de venenos, procurando conhecer a dimensão do problema e as suas consequências, de forma a implementar medidas para as solucionar ou minimizar.

Em Espanha, o programa foi criado e é actualmente implementado por algumas das Organizações Não-Governamentais de Ambiente mais importantes do país, apoiadas pelas entidades estatais, e estabelecendo parcerias com organizações representativas de vários grupos sociais relacionados com a problemática do uso ilegal de venenos.

Em Portugal, o grupo de trabalho foi mais alargado desde o início pois procurou-se incluir de imediato todas as entidades que pudessem desempenhar um papel activo na luta contra o uso de venenos. Assim, embora a iniciativa inicial de implementar o programa em Portugal tenha partido das organizações ecologistas, nunca se pretendeu restringir o acesso a outras organizações interessadas, e por isso, actualmente já aderiram ao programa 23 entidades dos mais variados sectores e várias outras encontram-se em fase de adesão.

A nível ibérico, embora as acções se tentem sempre adaptar às realidades locais de cada região, têm-se coordenado todas as acções e estratégias nacionais e locais com objectivo de intercambiar informações, aperfeiçoar procedimentos e assim melhorar os resultados globais da luta contra o uso de venenos. Para isso, periodicamente são efectuadas reuniões entre os elementos de Espanha e Portugal.


Reunião entre várias entidades de Portugal e Espanha em Cáceres, 26 de Maio de 2004
(ver comunicado em pdf)

 

 

webmaster@antidoto-portugal.org

Copyright © 2005 Programa Antídoto-Portugal